Levantamento da Abrapsa detecta desafios como defasagem salarial das mulheres

São Paulo, maio de 2023 – De 2010 a 2021, o segmento de BPO (Business Process Outsourcing) apresentou taxa de crescimento de emprego de 149%, o que corresponde a 11 vezes à soma nacional. Do mesmo modo, os empregos ocupados por mulheres na área também superou o total da economia: tanto em 2010 quanto em 2021, 56% das pessoas empregadas eram mulheres, enquanto em todo o país 59% eram homens.

Os dados fazem parte do Panorama do Ramo de Serviços de Apoio Administrativo, realizado pela Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (Abrapsa). O levantamento, que usa informações da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), foi elaborado ​​pelo professor Victor Pelaez, do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná.

Segundo a pesquisa, em três dos cinco segmentos nos quais o BPO se divide, as mulheres são maioria: 56% em Consultoria e Auditoria Contábil, 54% em Tributária de Preparação de Documentos e 68% Contabilidade. Já nos outros dois, Serviços Combinados de Escritório e Consultoria em Gestão Empresarial, as porcentagens caem para 41% e 49%, respectivamente. 

Outro índice relevante é a taxa de crescimento do emprego de não brancos. Entre 2010 e 2021, ela teve ritmo três vezes superior ao de brancos, com 208% e 65% respectivamente. Em todo o País, o crescimento foi ainda maior, de 4,5 vezes. 

Enquanto a participação feminina em BPO é maior, o ritmo de crescimento de homens empregados no setor, é 10% superior. E mais: com um crescimento na ordem de 12 vezes no período, a expressiva participação de pessoas que se denominaram “não declarados” quanto ao seu gênero compromete a observação de um cenário mais preciso da distribuição do emprego entre brancos e não brancos, que em porcentagem bruta apresentou, em 2021, 45% de brancos e 33% de não brancos. 

Eduardo Luque, vice-presidente e diretor financeiro da Abrapsa, destaca a importância de analisar os registros do Panorama, para a construção de ações coordenadas mais inclusivas e alinhadas com os parâmetros ESG. “Os dados apontam avanços em relação à diversidade no setor de BPO, mas sabemos que ainda é preciso melhorar muito para atingirmos o patamar adequado, do ponto de vista do ESG. Um dos aspectos relevantes desse levantamento é que nos fornece dados essenciais para o planejamento estratégico nessa direção.” 

Não brancos e mulheres ganham menos

Entre os desafios do segmento, está a média salarial do ramo de BPO, que foi 17% superior à média do total da economia, no período entre 2010 e 2021, mas com as mulheres e os não brancos ganhando menos. Nas áreas de Consultoria em Gestão Empresarial e Serviços Combinados de Escritório é possível constatar a maior defasagem do índice de gênero, com 26% e 24% respectivamente. Já as maiores diferenças salariais entre brancos e não brancos, também em 2021, são observadas nos segmentos de Serviços Combinados de Escritório, 38%, e Consultoria em Gestão Empresarial, 37%. Tanto com relação ao gênero quanto à raça, temos a Contabilidade com as menores taxas: 5% de diferença entre os salários de homens e mulheres e 11% entre os de brancos e não brancos.

Apesar da superioridade salarial dos homens ser identificada durante todo o período, há uma tendência de redução, já que em 2010 a diferença era de 43% e, em 2021, passou para 28%. Por outro lado, quando falamos de grupos étnicos,  a defasagem salarial passou de 38%, em 2010, para 41%, em 2021.

“A Abrapsa, como associação, tem a obrigação e a responsabilidade de acompanhar de perto as empresas que compõem o setor de BPO e colaborar com todas as melhorias necessárias. O segmento cresce continuamente, gerando mais empregos e precisa ter base sólida quando o assunto é diversidade, para que isso se reflita na economia e na sociedade”, diz Luque.

Sobre a ABRAPSA

Fundada em 2006, a Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (ABRAPSA) reúne empresas de destaque no segmento com o interesse comum de promover o Business Process Outsourcing (BPO) no Brasil. O BPO, ou terceirização de processos de negócios, é uma estratégia de adoção de serviços terceirizados em áreas como gestão, tecnologia, contabilidade, folha de pagamento, apuração de impostos, fiscal, entrega de obrigações acessórias, financeiro, entre outras, para aumentar o desempenho empresarial, fomentar a colaboração, reduzir riscos e incrementar a transparência. A entidade sem fins lucrativos reúne as principais empresas de serviços, apoio e gestão para terceiros na execução de processos de negócios de suporte para as áreas administrativa, financeira e de recursos humanos no País. Mais informações em abrapsa.org.br.

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